Olá amados,

Nosso blog é primeiramente para evangelismo, mas a nossa visão principal é tirar dúvidas. Contamos com a sua ajuda e interação. Estamos abertos para troca de conteúdo, enquetes e debates. Espero que gostem. Sejam muito bem-vindos! Que o Espírito Santo, nos dê sabedoria, e que dê compreensão à vocês, em nome do Senhor Jesus Cristo, amém?! Queridos, estejam nos acompanhando também pelo facebook. Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês irmãos. Amém!

terça-feira, 19 de junho de 2012




    MASTURBAÇÃO, COMO VENCÊ-LA?

Quando se chega à puberdade, o desejo sexual pode se tornar muito forte. Por causa disso, o jovem pode adquirir o hábito da masturbação. Não se deve confundir masturbação com excitação sexual involuntária. Por exemplo, um rapaz pode acordar excitado ou ter uma ejaculação noturna. Da mesma forma, algumas moças podem involuntariamente se sentir estimulado, em especial pouco antes ou logo depois do período menstrual. Em contraste com isso, a masturbação envolve a estimulação intencional dos órgãos sexuais da própria pessoa.
Muitos acham que não há nenhum problema nisso. Dizem: “Isso não prejudica ninguém.” Mas há bons motivos para evitar essa prática. O apóstolo Paulo escreveu: “Amortecei, portanto, os membros do vosso corpo... com respeito [ao] ... apetite sexual.” (Colossenses 3:5) A masturbação não amortece, ou seja, não diminui os impulsos sexuais, mas os estimula. Além disso, considere o seguinte:

● A masturbação faz com que a pessoa aja de modo totalmente egocêntrico. Por exemplo, quando alguém se masturba, se concentra apenas no seu próprio prazer.
● A masturbação faz com que a pessoa encare os do sexo oposto como simples objetos, para sua própria satisfação sexual.
● A masturbação leva a pessoa a pensar de modo egoísta, e isso pode tornar difícil conseguir satisfação nas relações sexuais no casamento.

Em vez de recorrer à masturbação para aliviar seus impulsos sexuais, esforce-se para cultivar autodomínio. (1 Tessalonicenses 4:4, 5) Para ajudá-lo a fazer isso, a Bíblia o aconselha a evitar situações que podem deixá-lo excitado. (Provérbios 5:8, 9) Mas e se você se tornou escravo da masturbação? Talvez tenha tentado parar, mas não conseguiu. Seria fácil pensar que você é um caso perdido e que não consegue viver à altura dos padrões de Deus. É assim que um rapaz chamado Pedro encarava a si mesmo. “Quando eu tinha uma recaída, me sentia arrasado”, diz ele. “Achava que nunca poderia consertar o que tinha feito. Era difícil orar”.
Se é assim que você se sente, não desanime. Você não é um caso perdido. Muitos jovens – e adultos – conseguiram livrar-se da masturbação. Você também pode conseguir!

COMO LIDAR COM SENTIMENTOS DE CULPA
Conforme já vimos, aqueles que têm o hábito de se masturbar muitas vezes são afligidos por sentimentos de culpa. Sem dúvida, a “tristeza da maneira que agrada a Deus” (ou seja, que gera o arrependimento) pode dar-lhe o incentivo necessário para vencer o mau hábito. (2 Coríntios 7:11, Bíblia na Linguagem de Hoje) Por outro lado, sentimentos de culpa excessivos talvez tenham um efeito negativo. Pode fazer com que você se sinta desanimado a ponto de querer desistir da luta. – Provérbios 24:10.
Por isso esforce-se para encarar o assunto de modo correto. A masturbação é uma forma de impureza. Pode fazer de você um ‘escravo de vários desejos e prazeres’ e levar a um modo de pensar deturpado. (Tito 3:3) Mas, ao mesmo tempo, masturbar-se não é uma forma de grave imoralidade sexual, como a fornicação. (Judas 7) Se você tiver algum problema com a masturbação, não precisa concluir que cometeu um pecado imperdoável. A chave é resistir ao forte desejo e nunca desistir de lutar!
É fácil ficar desanimado após uma recaída. Quando isso acontecer, tenha em mente as palavras de Provérbios 24:16: “O justo talvez caia até mesmo sete vezes, e ele se há de levantar; mas aos iníquos se fará tropeçar pela calamidade.” Uma recaída temporária não faz de você uma pessoa iníqua. Por isso, não desista! Em vez disso, analise as circunstâncias que o levam a ter a recaída, e tente evitá-las.
Tire tempo para meditar sobre o amor e a misericórdia de Deus. O salmista Davi, que com os seus filhos, Jeová tem sido misericordioso para com os que o temem. Porque ele mesmo conhece bem nossa formação, lembra-se de que somos pó.” (Salmo 103: 13, 14) De fato, Jeová leva em conta a nossa imperfeição e está “pronto a perdoar”. (Salmo 86:5) Por outro lado, ele deseja que nos esforcemos para superar maus hábitos. Então, que medidas práticas você pode tomar para vencer esse mau hábito?

AVALIE SEU TIPO DE ENTRETENIMENTO
Você assiste a filmes ou programas de TV ou entra em sites que são sexualmente estimulantes? O salmista Davi agiu sabiamente ao orar a Deus: “Faze meus olhos passar adiante de ver o que é fútil.” - Salmo 119:37.

CONCENTRE SEUS PENSAMENTOS EM OUTROS ASSUNTOS
Um cristão chamado William dá o seguinte conselho: “Antes de dormir, leia algo relacionado a assuntos espirituais. É muito importante que o último pensamento do sai seja espiritual.” – 
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8)

CONVERSE COM ALGUÉM SOBRE O PROBLEMA
A vergonha pode tornar difícil você se abri com alguém sobre o assunto. Mas fazer isso pode ajudá-lo a vencer a masturbação. Foi isso o que descobriu um cristão chamado David. “Eu conversei com o meu pai em particular”, diz ele. “Jamais me esquecerei das suas palavras. Com um sorriso reanimador no rosto, ele me disse: ‘Estou muito orgulhoso de você!’ Ele sabia que eu tive de ter coragem para falar sobre aquele assunto. Nenhuma palavra poderia ter me animado tanto e me incentivado a fazer o meu melhor.
“Meu pai me mostrou então alguns textos para me ajudar a ver que eu não tinha ido longe demais. Depois mostrou outros textos para ter a certeza de que eu tinha entendido a seriedade do meu proceder errado. Ele disse para eu me esforçar daí em diante e que mais para frente conversaríamos sobre isso de novo. Também disse que eu não devia desanimar se tivesse uma recaída, mas que simplesmente tentasse passar mais tempo sem ceder aos impulsos.” A que conclusão David chegou? Ele diz: “Deixar que mais alguém soubesse do meu problema e me ajudasse foi a melhor coisa que eu fiz.” - De: Deus tem o melhor pra mim




Nenhum comentário:

Postar um comentário